Convivendo com problemas no sistema urinário

Se você tem problemas de bexiga/urinários, há uma chance de que sua saúde e qualidade de vida sejam significativamente afetadas. Para esclarecer a causa dos sintomas e descartar algo potencialmente grave, é importante consultar um profissional de saúde.

Introdução aos problemas da bexiga

Problemas na bexiga geralmente assumem a forma de incontinência urinária (vazamento de urina) e retenção urinária (incapacidade de esvaziar a bexiga) e podem surgir em decorrência de doenças neurológicas, como lesão na medula espinhal, esclerose múltipla e espinha bífida. Incontinência e retenção também podem estar relacionadas com a idade ou resultarem de uma doença física subjacente. Saiba como a bexiga funciona.

 

Incontinência urinária

Há diferentes tipos de incontinência urinária, cada um com diferentes sintomas e causas. Os tipos mais comuns de incontinência urinária são incontinência urinária de esforço (IUE), incontinência urinária de urgência e incontinência urinária mista.

  • A incontinência urinária de esforço (IUE)ocorre quando os músculos no assoalho pélvico, sob uma pressão aumentada e repentina, estão fracos demais para segurar o esfíncter uretral fechado. O resultado é uma perda involuntária da urina durante as atividades diárias, como espirrar, tossir, rir ou exercitar-se.
  • Incontinência urinária de urgência (bexiga hiperativa) é causada por contração descontrolada e involuntária do músculo da bexiga. Isto resulta em uma urgência repentina de ir ao banheiro, e vazamento de urina involuntário antes de chegar ao banheiro.
  • Incontinência urinária mista é uma combinação de incontinência urinária de esforço e incontinência urinária de urgência.
  • Incontinência por transbordamento (pingos frequentes ou constantes de urina resultantes da incapacidade de esvaziar a bexiga que ocorrem em pessoas com uma bexiga comprometida, uretra bloqueada ou lesão neurológica. Com a incontinência por transbordamento, você pode sentir que nunca esvazia completamente sua bexiga. Quando você tenta urinar, pode produzir apenas um fluxo fraco de urina.
 
Retenção urinária

A retenção urinária pode ser causada por uma obstrução no trato urinário, uma fraqueza do músculo da bexiga ou por doenças, como esclerose múltipla, lesão na medula espinhal ou espinha bífida, interferindo com os sinais entre o cérebro e a bexiga e resultando em uma disfunção no trato urinário inferior .

 
Infecções do trato urinário

Quando sua bexiga não está sendo adequadamente esvaziada, há risco de que a urina residual na bexiga se torne infectada. Isso pode causar mais complicações (por exemplo, infecções no trato urinário) se não for removido regularmente. É importante procurar ajuda se você tiver sintomas de retenção urinária.

Como funcionam a bexiga e o trato urinário

A urina é produzida nos rins e flui dos rins para a bexiga pelos ureteres. A bexiga armazena urina até que a uretra a expulse do corpo. Este fluxo, da bexiga até a uretra, é controlado pelo esfíncter uretral, que abre e fecha a saída da bexiga. O esfíncter, por sua vez, é controlado pelos músculos do assoalho pélvico. A bexiga saudável expele urina de forma controlada, geralmente voluntária, e uma pessoa comum urina de 4 a 8 vezes por dia.

A atividade da bexiga é regulada pelos sistemas nervoso periférico e central Você sente necessidade de urinar quando os receptores de estiramento da bexiga dizem ao cérebro que a bexiga está cheia. No entanto, com a disfunção na bexiga, talvez você não consiga inibir a urgência de urinar. Problemas com a bexiga podem resultar em incontinência urinária ou retenção urinária.

Incontinência urinária

Incontinência urinária significa perda involuntária de urina. Há diferentes tipos de incontinência urinária, cada um com diferentes sintomas e causas.

 
Retenção urinária

A retenção urinária pode ser causada por uma obstrução no trato urinário, uma fraqueza do músculo da bexiga ou por doenças neurológicas, como esclerose múltipla, lesão na medula espinhal ou espinha bífida, interferindo com os sinais entre o cérebro e a bexiga e resultando em uma disfunção no trato urinário inferior (DNTUI).

 
Bexiga neurogênica

Doenças neurológicas podem causar dano ao sistema nervoso, afetando a bexiga e resultando em retenção urinária (veja acima) ou bexiga hiperativa, que tem sintomas de incontinência de urgência e transbordamento.

 

Saiba mais

Saiba mais sobre bexiga neurogênica, sintomas e causas de retenção urinária e incontinência urinária.

Cuidando da sua bexiga

Há uma série de opções disponíveis para tratar problemas na bexiga dependendo da sua condição.

Problemas na bexiga devem ser tratados adequadamente; se não forem tratados, eles podem resultar em sérios problemas para a saúde.

Há muitas opções disponíveis para ajudar a tratar problemas na bexiga:

  • Exercícios do assoalho pélvico
  • Reabilitação da bexiga
  • Cateteres
  • Dispositivos de coleta
  • Mudanças no estilo de vida
  • Medicamento
  • Cirurgia

Exercícios do assoalho pélvico

Exercícios do assoalho pélvico foram concebidos para fortalecer os músculos do assoalho pélvico e ajudar a reduzir a incontinência urinária.

  • Contraia levemente e levante os músculos do assoalho pélvico e fique nessa posição por cinco segundos, e solte.
  • Contraia rapidamente e solte os músculos do assoalho pélvico.

Você precisará fazer exercícios regularmente e isso pode levar alguns meses até que você comece a ter uma melhora significativa.

 

Cateteres

O cateterismo intermitente limpo (CIL) é uma técnica eficaz para o manejo da bexiga com base no esvaziamento regular e completo da bexiga usando um cateter. Pessoas que fazem CIL para esvaziar a bexiga geralmente precisam fazer isso de 4 a 6 vezes por dia. Saiba mais sobre os cateteres Coloplast para homens e mulheres.

 

Sistemas coletores (para homens)

Para homens com incontinência urinária, os cateteres externos são uma solução efetiva e confortável. O cateter externo é colocado no pênis e conectado a uma bolsa de urina presa à perna. Saiba mais sobre os produtos Coloplast para incontinência masculina.

 

Mudanças no estilo de vida

Para algumas pessoas, o tratamento de sintomas pode incluir mudanças no estilo de vida, como modificação da dieta para redução da constipação e redução do consumo de bebidas com cafeína. Ingestão hídrica periódica a cada certo tempo também pode ser útil, para que a necessidade de urinar seja mais conveniente e não coincida com passeios em público ou dormir à noite.

 

Medicamento

São prescritos medicamentos para todos os tipos de incontinência, mas eles geralmente são mais úteis para incontinência de urgência, principalmente quando combinados com exercícios do assoalho pélvico e treinamento para bexiga. Incontinência de esforço é geralmente administrada sem medicamento.

 

Cirurgia

Existe uma  variedade de intervenções cirúrgicas disponíveis para o tratamento de problemas de bexiga. Decidir qual intervenção você usará, se precisar de alguma, depende do tipo e causa da incontinência.

 

Saiba mais

Há uma variedade de produtos Coloplast disponível para ajudar a tratar problemas de bexiga: