Jornada do Cuidado por Etiologia

Registre-se na plataforma para baixar o guia completo da Jornada do Cuidado por Etiologia.  Você também terá acesso a todos os cursos gratuitos do Coloplast Professional.

Registre-se para baixar o guia

A Jornada do Cuidado por Etiologia é uma ferramenta disponível dentro da área de cursos gratuitos do Coloplast Professional.

Para baixar a ferramenta desta Jornada, basta acessar nossa área logada com seu login e senha ou cadastre-se como novo usuário. Os guias estão liberados para download ao abrir a ferramenta. Clique e salve o conteúdo em seu computador ou dispositivo.

O que é a Jornada do Cuidado por Etiologia?

A Jornada do Cuidado por Etiologia é uma continuação da Jornada do Cuidado de Feridas, um guia prático e completo desenvolvido por profissionais de saúde para profissionais de saúde, dividido nas cinco etiologias mais frequentes. Desenvolvido para o não especialista ter uma ferramenta fácil, passo a passo para guiá-lo nessa jornada do tratamento de feridas.

Sabemos o quanto cuidar de algumas lesões é bastante desafiador. Nessa série, composta por 5 guias, compilamos os principais   pontos de atenção e cuidados  quando nos deparamos com lesões decorrentes das etiologias mais prevalentes no dia a dia dos profissionais:

  1. Uma Jornada para tratar uma pessoa com diabetes e: Úlceras nos pés
  2. Uma Jornada para tratar uma pessoa com: Lesão por fricção
  3. Uma Jornada para tratar uma pessoa com: Úlcera venosa
  4. Uma Jornada para tratar uma pessoa com: Lesão por pressão
  5. Uma Jornada para tratar uma pessoa com: Deiscência da ferida operatória

Esses guias contêm orientações essenciais :

  • Definição do tipo de ferida
  • Como avaliar
  • Como diagnosticar
  • Como desenvolver um plano de tratamento
  • Como tratar a ferida
  • Como escolher uma cobertura e terapias adjuvantes
  • Como monitorar a progressão
  • Quando consultar ou encaminhar para um especialista

1. Úlceras nos pés de pessoas com diabetes

2. Lesão por fricção

3. Úlcera venosa

4. Lesão por pressão

5. Deiscência da ferida operatória

 

Desenvolvimento da Jornada por Etiologia

Após o lançamento da Jornada do Cuidado de Feridas continuamos trabalhando para desenvolver um conteúdo focado nas principais etiologias que o não especialista pode se deparar ao cuidar de uma ferida.

Conhecer os sinais de alerta ao tratar feridas de etiologias específicas é desafiador. Por isso os guias trazem quais são esses sinais e como identificá-los precocemente, para assim, evitar agravos à saúde das pessoas que estão sob cuidado.

E como foi desenvolvida a Jornada do Cuidado por Etiologia? Passamos pelos quatro passos abaixo para o desenvolvimento até o conteúdo final

 

Outubro, 2022

Foi feita a revisão da literatura para estabelecer a base das evidências para a construção das Jornadas por Etiologia e 135 publicações foram identificadas.

Janeiro, 2023

Uma pesquisa global foi enviada a especialistas e não especialistas e obtivemos 2.200 respostas.

Junho, 2023

Foram realizadas reuniões para desenvolvimento de grupos focais locais em 6 países para receber feedback sobre a Jornada do Cuidado por Etiologia.

Julho, 2023

Revisão e aprovação do conteúdo pelo grupo de especialistas e validação das ferramentas em 6 países.  

Validação e tradução Brasil  

Após a conclusão da ferramenta na língua inglesa a próxima etapa foi traduzir e validar os termos para que o material estivesse de acordo com os termos científicos atuais.

Assim, em dezembro de 2023 iniciamos com o nosso Board de especialistas a tradução e adequação de termos para o português. Após essa primeira etapa de validação, foi firmada uma parceria com a SOBEST a qual lançou um edital de seleção e indicou mais 4 especialistas em cuidados com feridas para uma segunda avaliação dos termos e conteúdo, e somente após todo esse processo chegamos à versão final dos guias.

Confira aqui os revisores da Jornada:

Patricia Rachel Martins

Enfermeira, graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Especialista em Estomaterapia pela escola de Enfermagem da USP/SP, MBA Gestão de Negócios da Saúde pelo CEDEPE Business School, Secretária da SOBEST - Seção/PE, Supervisora do Serviço de Estomaterapia Hospitalar.

Nilce Botto Dompieri

Enfermeira Especialista em Podiatria Clínica pela UNIFESP. Membro da Sociedade Brasileira de Diabetes dos departamentos de Enfermagem e Departamento de Neuropatia e Complicações nos pés. Coordenadora do Instituto das Crianças e adolescentes com diabetes de Jundiaí.  Educadora em Dabetes pelo Educando Educadores .

Mara Célia Reis

Enfermeira Estomaterapeuta . Mestre em Unidade de Terapia Intensiva. Especialista em Unidade de Terapia Intensiva NEO e PED. Consultora Clínica Na Área Médica E Hospitalar . Docente do Ensino Superior. Empreendedora – Consultório de Estomaterapia. Membro da SOBEST – Sociedade Brasileira de Estomaterapia. Membro da SBQ – Sociedade Brasileira de Queimaduras.

Karina Trovarelli

Enfermeira estomaterapeuta com atuação em consultório de estomaterapia focado em tratamento de feridas na cidade de Bauru-SP. Autora do livro “Coberturas para tratamento de feridas”. Referência nacional em tratamento de feridas com células autólogas.

Cristiane Galvez Nishioka

Enfermeira, graduada  e Especialista em Estomaterapia pela Faculdade de Medicina do ABC. Especialista em Enfermagem Gerontológica e Geriátrica pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista clínica no marketing na linha de Cuidado com Pele e Feridas na Coloplast .

Uiara Aline de Oliveira

Enfermeira Estomaterapeuta titulada pela Sobest, Doutora e Mestre em Ciências da Saúde  pela Unicamp. Enfermeira responsável pelo Ambulatório de Feridas e Pé Diabético da Prefeitura de Sorocaba. Tutora da Residência em Saúde da Família e Comunidade da Prefeitura

Jaqueline Betteloni

Enfermeira Estomaterapeuta e de Educação Continuada, coordenadora do Time de Pele. Especialista em Estomaterapia pela EEUSP e Clínica Médica e Cirúrgica pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Foi membro do Grupo de Pesquisa em Estomaterapia: estomas, feridas agudas e crônicas e incontinências urinária e anal de 2014 a 2017. Mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto pela EEUSP. Coordenou o curso de Pós Graduação em Enfermagem em Estomaterapia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) de 2018 a 2022.

Roberta Mendonça Viana

Enfermeira estomaterapeuta pela USP-SP, Mestre em gestão de unidade de Saúde pela Universidade do Minho - Portugal, Membro pleno da Sobest.  Atualmente enfermeira estomaterapeuta na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Experiência de 22 anos em assistência ambulatorial a pessoas com úlcera de difícil cicatrização.

Juliano Teixeira Moraes

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (2000), Especialização em Enfermagem em Estomaterapia - Universidade de Taubaté -SP (2003), Mestrado em Educação pela Universidade Vale do Rio Verde (2006) e Doutorado em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Docente Associado da Universidade Federal de São João del-Rei; Coordenador do Curso de Graduação em Enfermagem; Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Enfermagem; Membro do Conselho Científico da Associação Brasileira de Estomaterapia; Membro do Education Committee World Council of Enterostomal Therapists, Editor Chefe da Rev. Estima - Brazilian Journal of Enterostomal Therapy; Editor Associado da Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro; Academic Editor PLOS ONE. Membro Associado da SOBEST (Associação Brasileira de Estomaterapia), da WOCN (Wound, Ostomy e Continence Nurses Society) e da WCET (World Council of Enterostomal Therapists). Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Avaliação e Gestão de Serviços de Saúde (NEPAG) e líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem em Estomaterapia (NEPET).

Lançamento no Brasil

Perdeu a live de lançamento da Jornada do Cuidado por Etiologia? Não se preocupe! O lançamento foi gravado e já está está disponível para ser assistido no YouTube da Coloplast e aqui. 

Assista o lançamento:

Início das Jornadas

Na Coloplast, trabalhamos com foco de obter o caminho mais curto para a cicatrização de feridas, para facilitar a vida das pessoas que vivem com feridas e dos profissionais de saúde que as tratam. Pensando em como apoiar esse objetivo e conhecendo os desafios enfrentados no cuidado de feridas:

- Pouco treinamento em cuidado com feridas;

- Alta rotatividade de pessoal;

- Muita alteração na conduta do tratamento.

Nesse cenário, a Coloplast decidiu liderar um projeto que visava chegar a um consenso sobre o manejo ideal de feridas de difícil cicatrização. 

Um consenso global que ocorreu em 2019 e que contou com a participação com 85 especialistas em cuidados com feridas de 19 países. Um projeto cujo objetivo geral foi discutir qual a melhor forma de tratar uma ferida de difícil cicatrização - com foco em como manejar o espaço entre o leito da ferida e a cobertura.

Obteve-se um consenso sobre os itens abaixo onde mais de 80% dos participantes concordaram e nenhum participante discordou das recomendações. 

  • O tratamento de feridas deve ser focado principalmente em fornecer um ambiente ideal para a cicatrização
  • Um dos fatores mais importantes na promoção de um ambiente de cicatrização ideal é o manejo do espaço entre o leito da ferida e a cobertura
Baixar PDF

Como manejar o espaço morto

Descubra por que se chegou a um consenso internacional na administração da lacuna entre o leito da ferida e a cobertura.

Baixar PDF

Como gerenciar o exsudato

Leia como foi alcançado o consenso no manejo eficaz do exsudato.

Baixar PDF

Tratamento e prevenção de infecção

Saiba mais sobre como avaliar e tratar infecções e biofilme na prática clínica

Baixar PDF

Tratamento holístico de feridas para melhores resultados

Saiba mais sobre como envolver pacientes em seu plano de tratamento, como conduzir uma avaliação holística e porquê uma abordagem holística multidisciplinar é indicada no tratamento de feridas

 

No entanto, sabíamos que ter somente esses estudos não tornava esse conteúdo acessível a todos que tratam feridas. Com isso, em 2020 iniciamos o desenvolvimento da Jornada do Cuidado de Feridas.

O objetivo principal que tivemos com essa ferramenta foi o de traduzir os conteúdos dos estudos em uma ferramenta fácil e passo a passo, que pudesse guiar o não especialista em como tratar feridas.  

Jornada do Cuidado de Feridas

Jornada do Cuidado de Feridas

O objetivo principal que tivemos com essa ferramenta foi o de traduzir os conteúdos dos estudos em uma ferramenta fácil e passo a passo, que pudesse guiar o não especialista em como tratar feridas.  Quer saber mais? Acesse o link abaixo: