O que é o 1º Consenso Brasileiro de cuidados às pessoas com estomia?

O 1º Consenso Brasileiro de cuidados às pessoas com estomia de eliminação consiste em um documento essencial com rigor científico e aval dos mais importantes especialistas do país para que profissionais e gestores da saúde, em especial enfermeiros estomaterapeutas, ofereçam um atendimento de excelência às pessoas com estomias de eliminação.

Ele traz todo o detalhamento a ser seguido nas assistências pré-operatória, intraoperatória e pós-operatória a quem faz uma cirurgia de estomia, se tornando fundamental para profissionais de saúde em busca do melhor aperfeiçoamento e atualização profissional por meio da prática clínica baseada em evidência científica.

Importância do Consenso Brasileiro

A proposta do Consenso é melhorar o padrão de cuidado das pessoas com estomia e trazer evidências científicas que ajudem a criar processos de reabilitação, autocuidado e acompanhamento, garantindo qualidade de vida, socialização, segurança e minimizando riscos e complicações.

Pessoas submetidas a uma cirurgia de estomia sofrem alterações no corpo e no sistema biológico, físico e emocional; e profissionais estomaterapeutas são o suporte clinico e emocional que contribuem para a reabilitação e reinserção social do paciente.

Com foco nesse usuário final e entendendo sobre os fatos que envolvem sua rotina, o Consenso auxilia profissionais de saúde e gestores públicos e privados no cuidado e traz dados e estudos que auxiliam a tomada de decisão – porque  optar por um ou outro processo, fornecedor, material, etc.

30 anos da Estomaterapia no Brasil

Nas décadas de 1950 e 1960 foram desenvolvidas as primeiras cirusgias de Estomia e equipamentos coletores, e foi fundada a primeira associação de Estomaterapia dos Estados Unidos.

No Brasil, apenas em 1990 foi criado o primeiro curso de especialização em Estomaterapia na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), pelos professores Dra. Vera Lúcia Conceição de Gouveia e Dr. Afonso Henrique Souza Silva Jr. Apenas 2 anos depois foi fundada a Associação Brasileira de Estomaterapia, a SOBEST, que desde então mantém simpósios, congressos e cursos em Estomaterapia.

Em 2020, quando completa 30 anos da estomateria no Brasil o projeto de criação 1º Consenso Brasileiro de cuidados às pessoas com estomia de eliminação já é uma realidade até que em novembro de 2021 o documento é oficialmente lançado.

Lançamento do Consenso Brasileiro

A SOBEST com apoio Coloplast promoveu em 16 de novembro de 2021, no Dia Nacional dos Ostomizados, um evento virtual de lançamento desse marco. Na produção do consenso foi coordenada pela Profa. Dra. Maria Ângela Boccara de Paula, ex-presidente da Sobest, gestões 2015- 2017 e 2018- 2020, e pelo Prof. Juliano Teixeira Moraes, Diretor do Departamento de Educação da Sobest.

O desenvolvimento contou com a participação de profissionais de diversas instituições: Universidade de São Paulo, Hospital São Rafael de Salvador, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade de Pernambuco, Universidade Regional do Cariri, Universidade Estadual do Ceará, Hospital do Servidor Público Estadual/SP IAMSPE, Universidade Tuiuti do Paraná, PUC-Campinas e Universidade Estadual do Piauí além disso mais de 230 publicações científicas foram revisadas e deram origem às 200 declarações do Consenso.

Cursos Gratuitos - Coloplast Professional

Seja qual for seu nível de experiência, esta plataforma oferece a você uma configuração flexível de aprendizagem online e ferramentas práticas que elevarão sua expertise clínica.

Registre-se ou Faça Login

​Aprofunde seus conhecimentos

O curso 1º Consenso Brasileiro de Cuidados às Pessoas Adultas com Estomias de Eliminação é um dos cursos grátis do Coloplast Professional com exclusivas vídeo aulas sobre a metodologia de construção do documento, das declarações e mais. Crie ou acesse seu perfil​ para conferir detalhes sobre esse e outros cursos.