
Do entendimento ao combate às ITUs
A aplicação de uma visão holística ao lidar com o tratamento e prevenção de ITUs é crucial.
O que é ITU?
Uma ITU (Infecção do Trato Urinário) só é diagnosticada quando há bactérias na urina e o usuário está apresentando um ou mais dos sintomas.
Na maioria das pessoas a presença de bactérias no trato urinário não causa necessariamente uma ITU. Se, no entanto, as bactérias crescerem e se multiplicarem até um certo nível, elas podem causar uma infecção do trato urinário e podem precisar de tratamento.

Qualquer um pode adquirir uma ITU, embora exista um risco maior se você for um usuário de cateter.
As mulheres também tendem a adquirir mais ITUs devido à sua uretra mais curta (o canal através do qual a urina é eliminada), o que facilita o acesso das bactérias para entrar na bexiga.
Fatores de Risco para ITU
Uma ferramenta para auxiliar na identificação de fatores de risco para Infecções do Trato Urinário (ITU). O modelo pretende fornecer uma visão geral dos fatores de risco envolvidos nas ITUs, com destaque específico em descrever aqueles que, na prática diária, podem ser gerenciados e modificados pelo profissional de saúde em especial o enfermeiro ou médico.
Cateterismo intermitente
- Bactérias inseridas pelo produto
- Trauma uretral e da bexiga pelo produto
- Urina residual pós-micção devido ao desenho do produto
Condições Gerais
- Alta Pressão intravesical, comprometimento da bexiga
- Deficiências do hospedeiro
- Disfunção intestinal
- Diabetes Idade e gênero
Adesão/Aderência ao tratamento
- Frequência de micção Ingestão de líquidos
- Procedimento não higiênico Educação insuficiente
- Urina residual pós-micção devido a manuseio incorreto
- País de residência e sistema de apoio social
Condições locais do trato urinário
- Virulência bacteriana ITUs anteriores
- Injeções de toxina botulínica
- Cálculos nos rins e na bexiga
- Urina residual pós-micção causada pelo formato da bexiga.
Prevenção: O papel do enfermeiro
O papel do enfermeiro na prevenção da Infecção do Trato Urinário é fundamental. Cabe ao profissional de enfermagem passar a orientação ao usuário principalmente em relação aos itens abaixo:

Frequência
Enfatizar a frequência recomendada para cada caso (quatro a seis vezes ao dia), meta de volume inferior a 400 ml de urina a cada cateterismo;

Cuidados com a técnica
Demonstrar uma correta higienização das mãos (lavar com água e sabão), ou quando não for possível higienizá-las com álcool 70%; orientar quanto a boa higiene genital; e a retirada do cateter da embalagem apenas na hora de inserir na uretra (menos manipulação possível);

Ingestão de água
Fazer o cálculo para orientação da correta ingestão de água por dia (peso do paciente x 30); enfatizar a distribuição dessa quantidade entre os cateterismos do dia e ressaltar a necessidade de para de ingerir líquidos duas horas antes de dormir;
Confira abaixo a palestra sobre o importante papel do enfermeiro em relação a ITU.
Uma palestra sobre a importante função que os enfermeiros desempenham quando se trata de ensinar rotinas de CIL, incluindo a função de detectar e apenas tratar pacientes com ITU, em que os sintomas requeridos podem ser documentados.
Assista clicando no vídeo:

O papel dos enfermeiros no tratamento de infecção
Materiais de apoio

O papel dos enfermeiros no tratamento de infecção
Saiba o que fazer e o que não fazer no tratamento de infecção com o Professor Pierre Denys

O que fazer e o que não fazer
Veja um panorama do que você deve ou não fazer no diagnóstico e tratamento de ITUs.

Disfunção neurogênica do trato urinário inferior e cateterismo intermitente em adultos em um contexto em um contexto de comunidade: Modelo de fatores de risco para infecções do trato urinário
Cursos Gratuitos - Coloplast Professional
Seja qual for seu nível de experiência o Coloplast Professinal te oferece uma configuração flexível de aprendizagem online que elevarão sua expertise clínica.

Aprofunde seus conhecimentos
O curso Manual Vidas Secas é uma importante ferramenta para auxiliar o enfermeiro na adaptação do CIL na rotina do usuário impactando em uma melhor adesão e menor risco de ITU, é o diário vesical. Confira o curso do currículo de Manejo da Bexiga, basta se registrar ou fazer login.