
Manual Cateterismo Intermitente Limpo
Confira os principais tópicos clínicos que envolvem o atendimento do paciente que necessita realizar o Cateterismo Intermitente Limpo (CIL). A base para iniciar o atendimento do paciente é a anatomia e fisiologia miccional, isso você irá encontrar nos capítulos 1 e 2 do curso Manual Cateterismo Intermitente Limpo (CIL). Aqui, vamos direto a avaliação do paciente!
Como identificar sinais de alerta para retenção urinária crônica?
- Jato urinário fraco ou intermitente;
- Esforço para começar ou manter a micção;
- Sensação de esvaziamento incompleto.
As principais causas são:
- Neurológicas: trauma raquimedular, esclerose múltipla, abcesso epidural entre outras.
- Obstrutivas: hiperplasia beninga de próstata, estenose uretral, neoplasias de próstata entre outras.⁴

Métodos diagnósticos para a indicação do CIL
É importante que você, enfermeira(o), saiba sobre os métodos de diagnósticos para a indicação do CIL, além da avaliação clínica de sinais e sintomas de retenção urinária crônica. Alguns testes ou exames diagnósticos podem ser realizados para confirmação do caso, entre eles:
- Medida de Resíduo Pós Miccional: o resíduo pós miccional (RPM) é a quantidade de urina retida na bexiga após uma micção voluntária;
- Avaliação por cateterismo: considerada padrão ouro para medida de resíduo pós miccional, a micção deve acontecer após desejo miccional e o cateterização logo na sequência.
Não há consenso sobre volumes aceitáveis, porém, a Diretriz da Agency for Health Care Policy and Research – AHCPR, considera que volumes maiores que 200ml indicam esvaziamento inadequado.
Além da avaliação de RPM, o ultrassom vesical pode ser utilizado com objetivos de:
- Confirmar retenção urinária aguda ou crônica;
- Identificar o primeiro desejo miccional comparado com o volume da bexiga;
- Acompanhar pacientes após retirada do cateter vesical de permanência;
- Identificar se um cateter está obstruído diante de baixo débito urinário.
**** O uso do ultrassom para avaliação de pacientes com retenção, esvaziamento vesical incompleto ou que já são usuários de CIL e que se encontram nos serviços de saúde, com a finalidade de reduzri cateterismos desnecessários, é recomendado pelo Guideline de Prevenção de Infecção Urinária associada a cateteres vesicais do Center Disease Control- CDC 2019.
Conheça o Diário Miccional
Diário Miccional é um método simples e de baixo custo para auxiliar na conduta e no registro de frequência urinária, volume miccional, características da urina e do jato miccional, ingestão de líquidos (água e potenciais irritantes vesicais), episódios de urgência e incontinência.
** Para obter um bom registro é necessário que você Enfermeiro, oriente o seu paciente de forma clara e individualizada, além de demonstrar um exemplo de preenchimento.
** O diário deve ser aplicado ao início e final do programa e sempre que houver mudanças importantes no quadro ou rotina do paciente.
Estudo Urodinâmico
É um método indicado quando os métodos menos invasivos não foram suficientes para fechar o diagnóstico ou quando há necessidade de avaliação da pressão detrusora na fase de armazenamento de urina, com alta indicação de risco de refluxo vesicoureteral.
Ele é composto por 3 fases:
- Urofluxometria;
- Cistometria;
- Estudo fluxo-pressão.
Tipos de Cateteres para Cateterismo Intermitente
Nas duas últimas décadas, os cateteres foram aprimorados em termos de material, design, embalagem e revestimento. Apesar de os cateteres mais frequentemente usados no Brasil serem de PVC não lubrificados, no mercado nacional existem disponíveis cateteres de diferentes tecnologias.
Metanálises comparando o cateteres com revestimento hidrofílico e não revestidos, demonstrou superioridade em termos de redução do risco de ITU, trauma uretral e satisfação do usuário e custo-efetividade.
Artigos e publicações
Confira algumas diretrizes que reforçam os benefícios e evidências do cateterismo intermitente, de cateteres hidrofílicos, complicações associadas ao CI, etc.

Evidências sobre cateter com revestimento hidrofílico
Análise detalhada das evidências mostrando os benefícios do cateter com revestimento hidrofílico em comparação com outros cateteres intermitentes.

Apoio de uma melhor adesão entre os pacientes envolvidos no cateterismo intermitente limpo.
Estudo qualitativo compartilhando os insights sobre as barreiras e apoiadores do comportamento de adesão – sugerindo formas de trabalhar com pacientes que realizam o CIL para se ter uma melhor adesão.
Cursos Gratuitos - Coloplast Professional
O Coloplast Professinal é uma plataforma de aprendizagem online gratuita que oferece uma configuração flexível que elevarão sua expertise clínica.

Aprofunde seus conhecimentos
O curso Manual Cateterismo Intermitente Limpo (CIL) foi desenvolvivido para orientar enfermeiros sobre o cateterismo intermitente limpo (CIL) quanto a avaliação dos pacientes elegíveis, processo de treinamento do procedimento, seguimento do paciente, motivação e adesão ao longo da vida.