O encaixe perfeito para cada corpo

O Encaixe Perfeito significa o contato seguro entre a base adesiva e a área periestomal e é fundamental para evitar o ciclo de vazamentos e problemas de pele. Um equipamento com Encaixe Perfeito proporciona liberdade, dignidade e confiança para que os usuários possam fazer o que quiserem. Mas garantir um encaixe perfeito não é fácil.

 

5 desafios do encaixe perfeito

Na Coloplast, acreditamos que há cinco desafios que devem ser superados para que um equipamento se encaixe perfeitamente ao corpo:

  1. Perfis Corporais Periestomais
  2. Aderência à pele
  3. Aplicação e Remoção
  4. Movimento
  5. Muda com o tempo

1. Perfis Corporais Periestomais

O perfil corporal periestomal e a superfície dos contornos da pele ao redor do estoma varia muito de pessoa para pessoa6. A Terminologia do perfil corporal foi desenvolvida para permitir a avaliação desta forma. Ela considera 648 perfis distintos e os divide em três categorias: regular, irregular e abaulado.

Esta terminologia e avaliação foram reconhecidas por mais de dois mil enfermeiros estomaterapeutas de 27 países, que em 2018 chegaram a um consenso global sobre diretrizes de práticas clínicas para cuidados com estomia de eliminação.

Baixar PDFs de apoio:

Consenso Terminologia do Perfil Corporal

Ferramenta de avaliação de perfil corporal periestomal.

Regular

50% das pessoas tem o perfil regular. 7 O perfil será regular quando a área ao redor do estoma é mais ou menos nivelada com o abdômen. 

Desafio típico:
Movimentos como se curvar ou alongar pode comprometer o encaixe


Principal Solução:
SenSura Mio Plana

Irregular

15% das pessoas com estomia tem o perfil irregular.7 O perfil será irregular quando a área ao redor do estoma afunda no abdomên, criando um formato oco

Desafio típico:
Os equipamento convexos padrão são rígidos e desconfortáveis


Principal Solução:
SenSura Mio Convex 

Abaulado

35% das pessoas com estomia tem o perfil abaulado.7 O perfil será abaulado quando a área ao redor do estoma se eleva em comparação ao abdômen, criando um pico

Desafio típico:
Bases adesivas planas não se conformam sobre as curvas

Principal Solução: 
SenSura Mio Concave

2. Adesão à Pele

O adesivo precisa fazer contato total com a superfície da pele para manter o equipamento seguro no local. Isso é um desafio porque a superfície da pele pode apresentar depressões e dobras. Além disso, a umidade da pele pode comprometer também a adesão da base adesiva.

Para garantir um encaixe seguro as bases adesivas da linha  SenSura Mio possuem a exclusiva Tecnologia BodyFit, uma tecnologia que fornece um contato corporal seguro para proteção e um encaixe flexível, acompanhando os movimentos naturais do corpo por possuir o dobro de elasticidade, comparada aos adesivos tradicionais.

3. Aplicação e Remoção

Se a base adesiva não for fácil de aplicar e remover, então a conformidade com uma rotina efetiva de trocas ficará difícil. Uma má técnica de aplicação pode aumentar o risco de vazamento e dificuldades na remoção da base adesiva podem causar ou piorar problemas de pele.

ARC é o nome dado a rotina de Aplicar, Remover e Conferir a base adesiva do equipamento coletor de estomia. Qualquer resíduo de efluente no adesivo pode ser considerado um vazamento. Vazamentos podem gerar complicações de pele e complicações de pele podem gerar mais vazamentos. Para interromper esse ciclo, basta seguir três passos ARC:

1. Aplicar a base adesiva na pele limpa e seca.

2. Remover a base adesiva com cuidado.

3. Conferir se há sinais de vazamento.

A rotina ARC mostrou resultado de 60% menos irritação da pele e 50% menos vazamento 8.

4. Movimento

O adesivo precisa se encaixar segura e confortavelmente durante o movimento. Os movimentos que colocam principalmente tensão na base adesiva são curvar-se, estirar-se e levantar-se de uma posição deitada.

Os corpos também se movem de diferentes maneiras que colocam tensão adicional sobre o encaixe da base adesiva 6,9.

  • Movimento e atividade diária são a base para uma vida mais saudável e feliz 10
  •  Melhora a recuperação do paciente, física e bem-estar mental 11
  •  Reduz complicações e tempo de internação 11,12

5. Muda com o tempo

Os corpos mudam ao longo do tempo e isso pode comprometer o encaixe do equipamento. Estas mudanças podem ocorrer por uma variedade de mudanças na rotina, idade, exercícios, etc.

Muitas mudanças exigirão reavaliação da escolha do equipamento, uma vez que essas mudanças podem alterar também os perfis corporais periestomais. Entretanto, apenas 1 em cada 5 pacientes nunca mudam seu tipo de equipamento.13

Alterações mais comuns no perfil corporal periestomal podem ser causadas por:

 

Momento pós-operatório

  Ganho  e perda de peso 

  Protuberância paraestomal  

  Doença  

  Gravidez  

  Envelhecimento  

Saiba mais sobre perfis corporais

Como o perfil corporal periestomal afeta a qualidade de vida

Quais são os perfis corporais periestomais e por que é importante saber isso?

Uma retrato da população com estomia

Compreender o comportamento do paciente melhora o padrão de cuidado