CI Padrão Ouro no Tratamento de Retenção Urinária

 

O cateterismo intermitente (CI) é reconhecido como o padrão-ouro do manejo da Disfunção Neurogênica do Trato Urinário Inferior, com menor risco de complicações urológicas. 

Mesmo sendo o padrão ouro ele não está isento de complicações, dentre elas a mais comum a infecção do trato urinário, mas a tecnologia do cateter utilizado no procedimento impacta diretamente na redução do risco de complicações.

Diversas evidências científicas recentes reforçam o impacto do revestimento hidrofílico na redução do risco de complicações bem como em uma melhor adesão por parte dos usuários.

Além da tecnologia ideal e com maior respaldo científico, a técnica e a frequência de cateterismo intermitente (CI) correta também são necessárias para que o risco de infecções do trato urinário (ITUs) seja reduzido.

Padrão ouro de tratamento da bexiga neurogênica

Artigos e publicações

Confira algumas diretrizes que reforçam os benefícios e evidências do cateterismo intermitente, de cateteres hidrofílicos, complicações associadas ao CI, etc.

Leia mais

Evidências do CI

Análise detalhada dos estudos que constataram que o cateterismo intermitente se tornou um padrão ouro de controle de bexiga.

Saiba mais

Evidências sobre cateter com revestimento hidrofílico

Análise detalhada das evidências mostrando os benefícios do cateter com revestimento hidrofílico em comparação com outros cateteres intermitentes.

Leia mais

Apoio de uma melhor adesão entre os pacientes envolvidos no cateterismo intermitente limpo.

Estudo qualitativo compartilhando os insights sobre as barreiras e apoiadores do comportamento de adesão – sugerindo formas de trabalhar com pacientes que realizam o CIL para se ter uma melhor adesão.